O Encontro Sergipano de Educação Ambiental é um evento que, a partir de 2011, tornou-se bianual, sendo promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE) e pelo Projeto Sala Verde na UFS.

Pretende agregar pessoas que vem estudando, pesquisando e trabalhando com Educação Ambiental formal, não formal e informal, e/ou que tenham interesse na temática para apresentarem suas propostas, bem como participar de um momento de reflexão coletiva na perspectiva de construção de novos rumos à atuação na Educação Ambiental no estado de Sergipe.

Em sua primeira versão (2008), o ESEA buscou refletir sobre os “Diferentes olhares e perspectivas em Educação Ambiental nos âmbitos formal, não formal e informal”. Neste primeiro ano foram efetuadas 268 inscrições, com 50 trabalhos apresentados nos diferentes eixos temáticos sugeridos
pelo evento. A segunda versão (2009), trouxe a reflexão sobre os propósitos da educação tendo como tema central “Educação Ambiental crítica frente aos desafios do século XXI”, justificando-se pela emergência em se desenvolver uma nova mentalidade de educação em um contexto onde a sociedade vive uma crise de âmbito social, ambiental e moral. Nesta foi contabilizado um público de 272 inscritos, com 61 trabalhos apresentados nas diferentes modalidades sugeridas.

Nessas duas edições anteriores, o evento contou com a contribuição de palestrantes e professores para comissão científica de outras instituições de ensino superior do Brasil, além de contar com a participação de pessoas diferentes estados brasileiros. 

Em sua terceira versão, a se realizar no período de 22 a 26 de novembro de 2011, o evento propõe a reflexão sobre a Educação Ambiental no Ensino, Pesquisa e Extensão no estado de Sergipe. Esse tema foi proposto na perspectiva de fomentar a discussão e a reflexão sobre a urgência de se pensar a educação ambiental no contexto de formação profissional para os diferentes espaços da sociedade, contribuindo, assim, para a inserção das questões relacionadas à nova visão de mundo e de formação de modo institucional.

Muitas vezes as discussões que relacionam o campo específico de formação profissional com as questões ambientais pairam apenas sobre questões de legislação específicas de cada área. Todavia, não é desta forma que se deve compreender a Educação Ambiental. Este evento, por sua vez, vislumbra suscitar esta discussão para que seja socializado com os participantes as diversas vertentes que a universidade aborda no ensino, na pesquisa e na extensão.

O futuro de todos os seres vivos depende da mudança de como se vive no mundo hoje. Faz-se necessário, portanto, ultrapassarmos o antropocentrismo e aprendermos através da alfabetização ecológica como viver em contato com a natureza, não mais hierarquicamente, mas com a percepção de que fazemos parte de tudo o que é vivo, reaprendendo a olhar para o planeta como gaia.

Considerando que a Educação é um dos principais caminhos para este aprendizado, convidamos a todos (as) interessados (as) em participar do 3º Encontro Sergipano de Educação Ambiental. As discussões realizadas pelos especialistas e participantes do encontro servirão como base de propostas e projetos a serem desenvolvidos na Educação Ambiental Formal (nas escolas e faculdades), não formal e informal. Neste sentido, é fundamental a participação de todos (as) interessados (as) nesse evento a fim de construirmos coletivamente alternativas para a vida profissional e pessoal, além do fato de que cada um (uma) representa uma grande contribuição para a mudança necessária.