O VIII ESEA abarcará debates e reflexões relacionados a quatro Grupos de Trabalho (GT), a saber:

  1. Instrumentação e vivências em Educação Ambiental

A este GT aplicam-se trabalhos relacionados a pesquisas, experiências e relatos de práticas de Educação Ambiental em seus âmbitos formal e não-formal, como também vivências no tocante a seus aspectos teórico-metodológicos nos múltiplos espaços e dimensões dos ambientes educativos. Assim, podem ser apresentados os instrumentos relacionados às práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento de ações voltadas aos saberes, fazeres e pluralidades metodológicas em diferentes espaços.

 

  1. Formação de Educadores/as e Educação Ambiental

Este GT é voltado à discussão de aspectos relacionados à formação de educadores/as e sua relação com a Educação Ambiental. Alinha-se junto à proposta de divulgar pesquisas e experiências voltadas à construção de saberes e práticas educativas em relação à formação inicial e continuada de educadores/as e, ainda, propõe-se a discutir os movimentos relacionados às práticas pedagógicas desenvolvidas por esses/as em diferentes espaços de formação.

 

  1. Educação Ambiental e Diversidades

A dinâmica das sociedades se insere em múltiplos espaços e, com isso, aborda diferentes demandas em relação a expressões e identidades. Este GT, portanto, é voltado a discussão de trabalhos de pesquisa, bem como relatos de vivências relacionadas às pluralidades sociais: (in)justiça e racismo ambientais; gênero e ambiente; estudos multi e interculturais em Educação Ambiental; estudos étnico-raciais e decoloniais, que possuam relação com aspectos socioambientais.

 

  1. Educação Ambiental de Base comunitária

Este GT tem por finalidade o debate de pesquisas e experiências relacionadas à aproximação, inserção e divulgação de ações em Educação Ambiental com as comunidades, movimentos sociais, ONG’s e demais âmbitos relacionados aos contextos de lutas de populações tradicionais, vulnerabilidades e pedagogias emergentes.