Normas para submissão de resumos expandidos:

Submissão de resumos expandidos

1) Apenas o 1º autor poderá encaminhar o resumo expandido. Cada participante poderá encaminhar apenas um resumo como 1º autor. Não encaminhe resumos nos quais é co-autor.

2) Os resumos expandidos deverão ser encaminhados no formato .doc ou .docx em dois arquivos separados:

Arquivo 1: Versão sem identificação dos autores – resumo expandido sem os nomes dos autores e de suas instituições (.doc ou .docx)

Arquivo 2: Resumo expandido na forma em que será publicado (.doc ou .docx).

Tipos de resumos

Os resumos a serem apresentados devem caracterizar pesquisas ou relatos de experiência em Educação Ambiental, de acordo com um dos seguintes tipos:

 Natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

 Natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação Ambiental.

Relatos de experiência: relatos relacionados a atividades de educação formal e não formal concernentes ao campo da Educação Ambiental. O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a Educação Ambiental. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias.

Formato de apresentação: comunicação oral

Normas para formatação dos textos:

Os resumos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. O texto deve estar em formato compatível com o Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5; sem espaço entre parágrafos; alinhamento com as margens esquerda e direita (justificado) e recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. O texto deve conter, no mínimo 15.000 caracteres e, no máximo, 20.000 caracteres com espaços digitados em formato A4 e margens superior, inferior e laterais de 3 cm. Na primeira página do texto deve constar o título completo do trabalho, centralizado e em negrito, seguido dos nomes dos autores acompanhados da sigla de suas instituições - estes, com formatação alinhada à margem direita. Não esqueça de retirar os nomes e instituições na versão sem identificação (Arquivo 1). O resumo deve estar no idioma em que o trabalho foi escrito, deve conter até 150 palavras, Até 150 palavras; fonte Times 12, justificado, espaçamento 1,0. As palavras-chave devem ter fonte Times 12, alinhado à esquerda; mínimo de três e máximo de cinco, separadas por vírgula, em letras minúsculas. O resumo não precisa incluir referências. As palavras-chave devem refletir da melhor maneira possível a temática do estudo. As citações no texto e as referências devem seguir rigorosamente a última versão das normas da ABNT. As normas escolhidas devem ser uniformes ao longo de todo o texto (ver anexo 01). Nos casos indicados abaixo, em que a ABNT oferece opções, o trabalho deverá adotar as orientações que se seguem:

  1. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. Exemplo: Segundo Sobrenome (2000) ou (SOBRENOME, 2000).
  2. As referências devem aparecer em "Referências" e só devem apresentar aquelas que foram citadas no transcorrer do texto.
  3. O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado para destacar o elemento título das obras, de acordo com a norma.
  4. As notas devem ser colocadas no rodapé da página.

O template para resumo expandido pode ser baixado aqui.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]