Artigos publicados em periódicos

2021

NASCIMENTO, L. M. B.; NEPOMUCENO, A. L. de O.; MANDLATE, C. D.; TAVARES, D. A. B. A emergência do educador ambiental crítico a partir da formação docente: importância do saber socioambiental na construção de projetos de intervenção coletivos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 212–231, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10601. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10601.
MODESTO, M. A.; DELLELA BLENGINI, I. A.; NEPOMUCENO, A. L. O.; ARAUJO, M. I. O. Pesquisa em Educação Ambiental: balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 117–137, 2021. DOI: 10.14295/remea.v38i3.13295. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13295.
NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira; MODESTO, Mônica Andrade; FONSECA, Mariana Reis ; SANTOS, Hevely Catharine dos Anjos, O não lugar da formação ambiental na educação básica: reflexões à luz da BNCC e da BNC-formação. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 24 Março 2022] , e26552. Disponível em: . Epub 06 Dez 2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469826552.
MARCOLAN, Cíntia de Cássia; NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira. Teacher Training Policy: state of the art on the Pedagogical Residency Program from 2018 to 2020. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/12422.
MODESTO, M. A. As pesquisas sobre racismo ambiental e as implicações no campo da educação: um olhar à luz da complexidade In: Educação básica e formação inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos.1 ed.Curitiba/PR: Bagai, 2021, v.1, p. 93-97. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786589499855, Home page: https://drive.google.com/file/d/17t4Lgeka1HYORc172Tz2Rb8mZil4s5GU/view?usp=sharing
MODESTO, M. A. Ensino de História no currículo de Sergipe: dilemas, tensões e reflexos na formação sergipana In: BNCC de História nos estados: o futuro do presente.1 ed. Porto Alegre/RS: Editora Fi, 2021, v.1, p. 340-359. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786559172924, Home page: https://www.editorafi.org/292bncc
ARAUJO, M. I. O.; MODESTO, M. A. Formação continuada docente no âmbito da educação ambiental: possibilidades e desafios para a promoção da práxis In: Formação continuada de professores: dialogando com Paulo Freire.1 ed.Recife/PE: EDUPE, 2021, p. 222-249. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786586413373, Home page: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=144
MODESTO, M. A.; SANTANA, T. A. O lugar da diversidade na formação docente para Ciências e Matemática: um olhar sobre o Mestrado Profissional da UFPA In: ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia.1 ed.Campina Grande/PB: Realize Editora, 2021, p. 2426-2434. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786586901313, Home page: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-do-encontro-de-ensino-de-biologia-da-regional-nordeste--viii-erebio-ne--e-o-simposio-cearense-de-ensino-de-biologia--ii-sceb-
MODESTO, M. A.; ARAUJO, M. I. O. O lugar do ambiental na (trans)formação docente: quimeras e mobilização do formar-se professor In: Formação de professores em diferentes contextos e espaços.1 ed.Recife/PE: EDUFRPE, 2021, v.1, p. 163-178. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9788579463525, Home page: http://www.editora.ufrpe.br/Formacao_Professores

2020

SILVA, A. C. da C.; NEPOMUCENO, A. L. de O.; MACHADO, W. de J. Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 264–281, 2020. DOI: 10.14295/remea.v37i4.11567. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11567
NUNES CARVALHO, Y.; LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO, A. Tensões entre transformação e reprodução de discursos socioambientais: A formação do(a) educador(a) socioambiental na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Sergipe (CIEASE), Nordeste do Brasil. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, n. Especial, p. 1-15, 29 out. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/14484
REIS FONSECA, M.; SANTOS, L. A. M.; NEPOMUCENO, A. L. DE O. Teacher’s professionalization: a study on academic production of the graduation program on education at the Federal University of Sergipe. Imagens da Educação, v. 10, n. 3, p. 16-29, 6 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/49849
MODESTO, M. A.; SANTOS, T. F. dos. Atuação dos educadores ambientais e a (re)construção de sociedades sustentáveis: constructo de uma transformação possível. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 4, p. 528–548, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10828. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10828.
MODESTO, M. A.; ARAUJO, M. I. O. Curricular environmentalization in higher education: the Brazilian interpretation of scenarios under the light of complex thinking. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 386–402, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p386-402. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11029
ARAUJO, M. I. O.; NASCIBEM, F. G.; ALMEIDA, R. V. Desvelando as pesquisas em educação ambiental em contexto não escolar. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15131
MODESTO, M. A.; SANTOS, T. F. Atuação dos educadores ambientais e a (re)construção de sociedades sustentáveis: constructo de uma transformação possível. Revista Brasileira De Educação Ambiental (Online), v. 15, p. 528-548-548, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10828

2019

NEPOMUCENO, A. L. O.; ARAUJO, M. I. O. Política pública e educação ambiental: aspectos conceituais e ideológicos de participação, democracia e cidadania em Sergipe. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 35, n. 3, p. 941, dez. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/9374.
ARAUJO, M. L. F.; ARAUJO, M. I. O. . Como formar professores? Concepções de pós-graduandos em educação. Práxis Educacional (Online), v. 15, p. 366-388, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4678

2018

MODESTO, M. A.; NEPOMUCENO, A. L. O.; ARAUJO, M. I. O. Gênese da educação ambiental em John Dewey e em Paulo Freire e as perspectivas atuais: o que há de novo?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 363-378, 13 jun. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9085
ARAUJO, M. I. O.; DOMINGOS, P. Perspectiva teórico-metodológica da educação ambiental na escola. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 13, p. 182, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13491.
SILVA, G. M.; ARAUJO, M. I. O.; LIMA, S. V. M. A.; MENEZES, R. R.; MATOS, T. S. Metodologias ativas no ensino em ciências da saúde na visão dos estudantes de graduação. Horizontes, v. 36, p. 176-186, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/537/315

2017

NEPOMUCENO, A. L. O.; ARAÚJO, M. I. O. Políticas públicas de educação ambiental e Ensino de biologia: perspectivas para a formação de professores e prática pedagógica, Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Núm. Extra: X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339980/0.
PITANGA, Â. F. ; NEPOMUCENO, A. L. O. ; ARAUJO, M. I. O. . Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, p. 270-289, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6692
PITANGA, Â. F.; ARAÚJO, M. I. O. Concepções e práticas de professores universitários sobre Quimica Verde. Enseñanza de las Ciências: revista de investigación e experiencias didáctica, v. Extra, p. 2393-2398, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/viewFile/339840/430810
ROSARIO, A. S. R.;, MODESTO. M. A. Análise da implantação e atuação da Com-Vida na Escola Municipal Genésio Chagas. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 04, p. 24-36, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/9358
COELHO, O. S.; MODESTO, M. A. Possibilidades para a promoção da educação ambiental através da problematização sobre resíduos sólidos na escola. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 04, p. 77-86, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/download/9362/7302

2016

NEPOMUCENO, A. L. O.; GUIMARÃES, M. Caminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambiental. Ambiente & Educação, Rio Grande/RS, v. 21, n. 1, p. 59-74, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5761/3961
BARRETO, M. I.; ARAUJO, M. I. O. Professores e professoras de Ciências de Aracaju-SE frente à homossexualidade. Reflexão e ação. v. 24, p. 157-176, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6911
SILVA, J. S.; CARVALHO, M. E. S.; ARAÚJO, M. I. O. Concepções e ações: a prática da educação ambiental na rede pública de ensino de Aracaju/SE. Geoambiente on-line, v. 27, p. 57-76, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/41639
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. ; ARAUJO, M. I. O. . Prática de Ensino: reflexões entre Etnomatemática e Educação Ambiental. SCIENTIA PLENA, v. 12, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3424
ARAUJO, M. I.; MODESTO, M. A.; SANTOS, T. F. Caminhos e dilemas da educação ambiental no contexto escolar. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 11, p. 129-136, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/pea/article/view/128737/125473

2015

MODESTO, M. A.; SANTOS, T. F.; ARAUJO, M. I. O.; OLIVEIRA, A. L. Para mim, para ti, para nós...Reflexões sobre a ambientalização curricular e seus possíveis desdobramentos na práxis docente. Ambientalmente Sustentable, v. II, p. 1411-1425, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/8858
MODESTO, M. A.; ARAUJO, M. I. O. Por uma (trans)formação ambiental: reflexões sobre ambientalização curricular e interdisciplinaridade nos cursos de pedagogia de universidades Sergipanas. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 20, p. 45-64, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5803
SILVA, P. T. B.; ARAUJO, M. I. O. Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena. Práxis Educacional (Online), v. 11, p. 153-176, 2015. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805
ARAUJO, M. I. O.; BIZZO, N. Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 08, p. 125-136, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3978