O GEPEASE nasce em 2007, com o objetivo de fomentar as ações do Projeto Sala Verde na UFS, um projeto de extensão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), aprovado em 2005. A finalidade desta proposta de extensão centra-se na democratização de acesso a informações, materiais e publicações sobre questões ambientas, assim como na oferta de cursos, palestras e oficinas que tratam da dimensão e da educação ambiental e são destinados à comunidade e a professores em exercício.
No início, o grupo enfocou reflexões acerca dos rumos que a sociedade estava tomando no tocante à crise ambiental que se agravava cada vez mais. Todavia, à medida que o tempo foi passando, os debates passaram a se aprofundar na sustentabilidade e na (re)construção de sociedades sustentáveis tendo como eixo teórico norteador o aporte da educação ambiental crítica e como motivação as demandas do contexto sergipano.
Com isso, os integrantes passaram a desenvolver estudos, pesquisas e ações relacionados à promoção de processos educativos que elencam como prioridades a compreensão do ambiente em uma perspectiva complexa e discussões de problemas complexos do planeta e suas consequências globais e locais de modo a concretizar a integração da dimensão ambiental da educação nos variados níveis e modalidades de ensino como uma orientação capaz de ser efetivada na práxis pedagógica.
2007
Foi desenvolvido o primeiro projeto de Iniciação Científica vinculado ao grupo. Intitulado “Diagnóstico das ações em educação ambiental na UFS”, a proposta investigativa teve como objetivo identificar as ações relacionadas à educação ambiental que, até então, eram desenvolvidas nos departamentos localizados no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. 2007 também foi o ano em que o grupo esteve à frente da realização do Curso de Especialização em Educação Ambiental para Professores, modalidade Latu Senso, voltado para promoção de formação continuada de professores em exercício.