MINI-CURSOS
Mini-Curso 1: Pedagogia da mata – aprender brincando com a natureza
Ministrantes: Cleverton Costa Silva – Formado em Gestão de Turismo pelo IFS (Instituto Federal Superior de Educação)
Thiago Roberto Soares Vieira – Acadêmico de Engenharia Florestal (UFS)
Número de Vagas: 20 Duração: 8 horas
Objetivo: Oferecer aos participantes uma vivência prática da Pedagogia da Mata, que é uma metodologia criada nos anos 80 com o objetivo de desenvolver atividades lúdicas de interpretação ambiental e incentivar o exercício de práticas de atividades que despertem todos os sentidos em um ambiente natural, associando com discussões que envolvem as questões ambientais. A partir desse incentivo, há uma sensibilização em relação a essas questões, contribuindo para uma maior compreensão dos problemas ambientais atuais.
Descrição das Atividades: 1- Recebimento dos participantes e a realização de uma excursão guiada até a mata localizada no entorno da UFS. 2- Realização da atividade do “Bastão-Rede” para apresentação e interação dos participantes. 3- Realização da atividade “Ninho da Águia” para criação de um ponto de encontro e troca de idéias e experiências. 4- Realização da atividade “Meu Tesouro da Natureza”, onde cada participante procura um objeto da mata (semente, galho, fruto, pedra, etc). Logo após, há a troca dos materiais e experiências entre os participantes. Associada a isso, cada participante coloca em uma cartolina branca seu tesouro. Em seguida há a discussão sobre os fenômenos da natureza e os problemas ambientais. 5- Realização da atividade “Jogo do Bastão”, com o intuito de descontrair o grupo e tornar os participantes mais expansivos e cooperativos. 6- Realização da atividade “Tem Alguma Coisa Errada Aqui”, é uma atividade animada, ativa e voltada para a pesquisa, onde há a procura de elementos naturais colocados em lugares indevidos. 7- Realização da atividade “Sentir o Solo da Mata” onde os participantes vivenciam o solo da mata utilizando os sentidos. 8- Atividade “O jogo da Gota de Chuva”, onde os participantes produzem sons de chuva a partir de duas pedras. 9- Atividade “Caminhada com espelhos” para observar as imagens das copas das árvores de uma outra perspectiva. 10-Atividade “Encontro com a Minha Árvore”, onde os participantes reconhecem a árvore de olhos vendados.
Materiais Necessários: Data-Show, Cartolina branca (10 unidades), Piloto várias cores (6 unidades), Durex, 25 bastões de madeira (20 cm), 50m de barbante, arame fino, vendas de olhos (20 unidades).
Referências Bibliográficas:
Brincando e Aprendendo com a Mata. Projeto Doces Matas, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Coletivos Jovens de Meio Ambiente. 2006.
Mini-Curso 2: Uso de recursos audiovisuais para o desenvolvimento da temática ambiental em sala de aula.
Ministrantes: Tainan Amorim Santana – Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS (2008); Pós-graduação em Educação Ambiental: práticas e teorias e em Gestão Ambiental e interdisciplinaridade.
Jobeane França de Souza- Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela UFS (2008)
Objetivo: Discutir como utilizar recursos audiovisuais, presentes no cotidiano dos alunos, no intuito de promover o debate das questões ambientais em sala de aula.
Justificativa: A concepção dicotômica entre homem e natureza ajuda a perpetuar até os dias atuais a idéia de que os seres humanos estão fora dos processos cíclicos naturais. Esta visão antropocêntrica e, portanto, fragmentada da realidade é um dos fatores que contribui para a atual crise ambiental. Neste contexto, a educação escolar torna-se um veículo indispensável no sentido de sensibilizar para a necessidade de desenvolver novos valores e atitudes frente ao ambiente. No entanto, trabalhar a Educação Ambiental na sala de aula ainda assusta os professores e, por isso, muitas vezes o tema é deixado de lado ou trabalhado de forma isolada. É preciso ter em mente que muitas das atividades já desenvolvidas pelos professores em sala de aula podem e devem ser direcionadas a fim de conduzir a um debate sobre as questões ambientais, desde que estas sejam bem planejadas e estejam embasadas teoricamente.
Metodologia: – Leituras de textos, provindos de debates; Dinâmicas; Planejamento de atividades e roteiros para a efetuação em prática de sala de aula; Atividade Prática; Avaliação Coletiva;
Recursos a serem utilizados: Data show; Notebook; Caixas de som; Papel reciclado; Canetinhas coloridas; Massa de modelar
Cronograma: 1º Dia – Debater sobre a questão ambiental atual; Dinâmica; Educação Ambiental na escola; Maneiras de trabalhar a Educação Ambiental nas escolas; Como trabalhar Filmes, Músicas e Propagandas; Roteiros de Trabalho
2º Dia – Alguns fatores que influenciam o desenvolvimento das atividades em sala de aula; Planejamento das atividades; Atividades práticas; Avaliação coletiva
Mini-Curso 3: As tecnologias na educação ambiental: Repensando modelos
Ministrantes: Msc. Maria Ivone Santana Melo Paim – Universidade Autónima de Assunção – UAA , Prof. Daniele Santana de Melo – Pedagoga (Faculdade Pio Décimo)
Mini-Curso 4: Educação Ambiental nas estórias infantis
Ministrante(s): Lindamar Oliveira da Silva
Ementa: Construção de bonecos. Encenação de uma peça teatral.
Mini-Curso 5: Educação Ambiental no Ensino de Ciências
Ministrantes: Profa. MSc. Débora Evangelista Reis Oliveira
Profa. Esp. Viviane Almeida Rezende
Ementa: Concepções de Educação Ambiental; Aprendizagem Significativa e Educação Ambiental; Orientações metodológicas para o planejamento de atividades de Educação Ambiental (Metodologia de projetos: teorias e práticas; Metodologia de projetos para a Educação Ambiental na Escola; Sugestões de atividades para o trabalho com a Educação Ambiental nas aulas de Ciências).
Mini-Curso 6: Direito Ambiental do Trabalho: um direito constitucional dos trabalhadores
Ministrante(s): Dayse Coelho de Almeida – MSc. Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG; Pós-graduação em Direito Público pela PUC/MG; Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes – UCAM/RJ; Docente Adjunto I da Faculdade de Sergipe – FASE.
Mini-Curso 7: Manguezais do Rio Sergipe – Riqueza à “mercê” do progresso
Ministrante(s): Carolina Oliveira do Vale – Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Tiradentes (2008), Pós-Graduanda em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Sergipe (2008-2009).
Ementa: Diante da problemática que envolve a situação da degradação da flora e fauna dos manguezais estuarinos do Rio Sergipe, decorrente não só do lançamento de efluentes no mesmo mas também como da falta da coleta de lixo domiciliar das comunidades que residem no entorno; se dá a importância de instruir, através deste mini-curso, a comunidade acadêmica e sensibilizar a comunidade em geral do valor biológico e econômico que este bioma reflete. Será aplicada uma metodologia dialética onde fotografias, dados científicos mostrados através de data show serão debatidos em sala de aula, como também textos para que se possa seguramente integrar e sensibilizar os participantes.
Mini-Curso 8: Metodologias Participativas para Planejamento de Projeto Pedagógico e Educação Ambiental
Ministrante(s): Maria Ivanilde Meneses de Oliveira – Pedagoga; Pós-graduada em Educação Ambiental na Formação de Professores
A inserção da dinâmica ambiental no currículo escolar;
- Gestão Participativa como ferramenta para construção do projeto pedagógico escolar e projetos de Educação Ambiental
- A importância do Projeto Pedagógico para elaboração de projetos de Educação Ambiental;
- A Oficina do Futuro para a construção do diagnóstico e planejamento participativo.
Mini-Curso 9: Educação Ambiental: princípios, história e propostas
Ministrante(s): Glauber Barros Alves Costa Referencias – Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-2004); Pós-graduado em Ecoturismo: Planejamento de atividades e de educação ambiental em áreas naturais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 2007); Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe
O minicurso se propõe a discutir, compreender e conceituar as concepções da educação ambiental, a partir de uma descrição histórica na construção do pensamento ambiental, alem de analisar algumas propostas atuais de práticas em EA, sendo relevante para quem se interessa compreender a educação ambiental como proposta para a Educação nesse novo milênio.
Mini-Curso 10: Ações de Educação Ambiental e Participação Social na Escola: A Agenda 21 Escolar como processo de transformação socioambiental
Ministrante(s): José Waldson Costa de Andrade – Licenciado em Geografia; Especialista em Gestão de Cidades e Planejamento Urbano; Membro do Coletivo Jovem do Estado de Sergipe e da REJUMA; Diretor de Meio Ambiente da ONG/OSCIP Sociedade Semear;
Justificativa: Com uma grande quantidade de propostas que buscam um maior envolvimento e participação da sociedade em espaços de aprendizagem e de troca de experiências, a ação de Educação Ambiental no âmbito formal tem, cada vez mais, o intuito em criar políticas públicas que discutam e analisem a realidade socioambiental das localidades para a proposição de ações coletivas.
A agenda 21 Escolar possui a intenção de ser instrumento de intervenção real no ambiente escolar que busca trazer a comunidade para o planejamento e execução de atividades junto com todos aqueles que vivem a escola, que vai desde o maior até o menor grau hierárquico existente dentro da estrutura escolar.
Nesse sentido a abordagem a ser trabalhada procura exercer um papel de construção de políticas públicas não somente para Educação, mas fazer com que os envolvidos possam se inserir em um contexto de participação social e cidadania que vai além os muros da escola.
O grande passo para a entrada desta proposta no ambiente da educação formal foram as Conferências Infanto-juvenis pelo Meio Ambiente que possui a representação legal do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação. A necessidade de trabalhar com esta abordagem. surge da vontade dos próprios alunos de todo o Brasil que identificaram esta necessidade de ação para uma melhoria socioambiental local.
A realização deste Mini-curso justifica-se na necessidade de novas formas e/ou instrumentos que possam contribuir com processo de Educação Ambiental formal através dos conceitos de Participação e Controle Social.
Objetivo geral: Conhecer e entender os passos metodológicos fundamentais da Agenda 21 Escolar e os tipos de abordagem e vivências em escolas de todo o Brasil.
Objetivos específicos: Aprofundar os conhecimentos sobre Educação Ambiental e Participação Social; Estudar os diferentes mecanismos de intervenção na escola dentro da proposta da Agenda 21 Escolar; Contextualizar os passos metodológicos proposto pela Agenda 21 Escolar coma realidade socioambiental local; Praticar a metodologia da COM-VIDA; Discutir a necessidade de uso da Agenda 21 Escolar.
Ementa: Agenda 21 Brasileira: conceitos, componentes e tipos; Relação entre a teoria e prática na Educação Ambiental Critica; Participação e Controle Social: formas, abordagens e conceitos; Passo a Passo da COM-VIDA; A COM-VIDA como instrumento de intervenção ambiental dentro e fora da escola;
Procedimentos Metodológicos: O assunto será ministrado de forma expositiva e interativa usando dinâmicas de grupo e exemplos de situações vivenciadas na região.Para maior assimilação dos conteúdos trabalhados, será realizada a metodologia básica da Agenda 21 Escolar.
Público-Alvo: Professores, Educadores Ambientais, estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, ONG’s, instituições vinculadas às atividades Educacionais, profissionais liberais da área de educação, e demais interessados.
Material de apoio: papel ofício; pincel atômico ( 5 Unidades); data show; Papel Madeira (10 Unidades)
Número de participantes: 30 (trinta)
Mini-Curso 11: Noções de Gestão de Bacias Hidrográficas
Ministrantes: Kátia de Araújo Carmo – Pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos (UFS); Pós-graduanda em Metodologia de Ensino (UFS); Licenciada em Ciências Biológicas (UFS).
Lanielle Amarante Santana – Pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos (UFS) e Licenciada em Geografia (UNIT)
Número de Vagas: 30 Duração: 8 horas
Resumo: Diante da necessidade de inclusão do tema aqui proposto para os estudos de Educação Ambiental, pretende-se realizar uma abordagem das noções gerais de gestão de bacias hidrográficas. Neste mini-curso intenciona-se apresentar os diferentes conceitos, tipificações e principais elementos constituintes da estrutura de uma bacia hidrológica. Também a importância ambiental e os principais problemas ambientais relacionados á gestão a ao aproveitamento das bacias e sub-bacias hidrográficas. Como metodologia para ministrar o mini-curso, admite-se apresentação de fotografias e de imagens geradas por satélite, inclusive dentro do processo de geoprocessamento, além de leituras de pequenos textos provocadores de reflexão e discussão, como de bacias hidrográficas trazidas tanto pelas ministrantes, quanto pelo público participante no mini-curso. Em culminância, uma mobilização para discussão de possíveis práticas de gestão para s principais impactos ambientais discutidos dentro da realidade das bacias e sub-bacias sergipanas.
Mini-Curso 12: Pegada Ecológica
Ministrante(s): MSc. Carlos Anselmo Dias Santos
Mini-Curso 13: Pesquisa etnográfica em comunidades tradicionais e a utilização dos saberes tradicionais em Educação Ambiental Formal.
Ministrantes: Gecilane Ferreira – CEFAPRO/SEDUC/MT, Aila oliveira Serpa – USP, Arinos Oliveira Serpa – UNEMAT, Joanatan Fernades Rocha Reis – EEJK/SEDUC/MT
Numero de participantes: 40.
A proposta será apresentada de formar a proporcionar aos participantes ferramentas metodológicas para pesquisa com comunidades tradicionais (ribeirinho, quilombola, indígena, caiçara e outros). Serão abordadas as etapas de pesquisa, material para coleta de dados, formas de abordagem, categorias a serem investigadas na comunidade investigada. Será também abordado a análise dos dados e a construção de indicadores educativo-ambientais e a utilização dessas informações na educação básica. As informações obtidas na comunidade investigada serão tabuladas e relacionadas aos conteúdos curriculares dos nove anos do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio. Como exemplos para melhor visualização da proposta pelos participantes, serão demonstrados resumos de pesquisas realizadas em uma comunidade ribeirinha e uma comunidade indígena da etnia Xavante, ambas no Estado de Mato Grosso.
Minicurso 14: A questão ambiental nas músicas de Luiz Gonzaga.
Ministrante: José Augusto (Prof° Zezinho de matemática do CODAP)