APRESENTAÇÃO
O 2º Encontro Sergipano de Educação Ambiental (ESEA) é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe, através do Projeto Sala Verde na UFS e do Gupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe. Constitui-se em um espaço para reflexão das ações de pesquisa, ensino e extensão das questões relativas à implementação da educação ambiental no Estado.
Em sua primeira versão buscou refletir sobre os “Diferentes olhares e perspectivas em Educação Ambiental nos âmbitos formal, não formal e informal”. Agora em sua segunda versão, busca introduzir a reflexão sobre os propósitos da educação tendo como tema central “Educação ambiental crítica frente aos desafios do século XXI”, justifica-se pela emergência em se desenvolver uma nova mentalidade de educação em um contexto onde a sociedade vive uma crise de âmbito social, ambiental e moral.
Para tanto, a PROEX, GEPEASE e Projeto Sala Verde na UFS, convidam todos aqueles comprometidos a educação ambiental visando à melhoria da qualidade da educação brasileira, a participar do 2º ESEA que se realizará de 13 à 16 de outubro de 2009, na Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão.
O 2º ESEA tem como objetivo ampliar o intercambio entre os diferentes segmentos da sociedade que se interessam pela educação ambiental propondo a reflexão sobre Educação ambiental crítica frente aos desafios do século XXI.
Dessa forma, o evento pretende agregar pessoas que vem estudando, pesquisando, e trabalhando com Educação Ambiental formal e não formal, e interessados na temática a apresentarem suas propostas bem como participar de uma reflexão coletiva na perspectiva de construção de novos rumos à atuação na Educação Ambiental no estado de Sergipe.
Nesse contexto, o 2º Encontro Sergipano de Educação Ambiental dá continuidade ao trabalho iniciado no I ESEA, visto que, mediante a realização de sua programação será possível verificar como a educação ambiental está sendo entendida e implementada nos diferentes ambientes formal e não formal e como os setores competentes estão pensando e buscando providências para implementação efetiva dessa abordagem de educação. Além de proporcionar um espaço de construção, divulgação do conhecimento educacional e na perspectiva ambientalista.