MINICURSOS
A importância da aprendizagem significativa nas atividades de Educação Ambiental
Profª M.Sc. Débora Evangelista Reis
EMENTA: O Princípio da aprendizagem significativa, diferenças e relevâncias dos mapas conceituais e mapas mentais,as metodologias participativas de formação e o método PROPAC (Proposta de Participação-Ação para a construção do Conhecimento)
Educação Ambiental e Protagonismo Juvenil
Prof. Esp. José Waldson de Andrade
Thiago R. Soares Vieira
EMENTA: Oferecer aos participantes uma abordagem sobre como ações de Educação Ambiental tanto no âmbito formal, como informal, pode oferecer subsídios básicos para intervenções locais e nacionais balizadas em Políticas Públicas Estaduais e Federais para a composição de um processo de participação juvenil nas questões socioambientais. PDF
Educação Ambiental: fundamentos, discursos e práticas
Profª. M.Sc. Acássia Cristina Souza
EMENTA: Fundamentos e marcos da educação ambiental no mundo e no Brasil. Declarações oficiais sobre Educação e Meio Ambiente envolvendo discursos e práticas, tendo como referência ações internacionais e nacionais.
Educação Ambiental em Unidades de Conservação
Prof. Esp. Fabrício Pimental S. Mateus
Educação Biocêntrica
Profª M.Sc. Carla Jeane Helfemsteller Coelho
EMENTA: O Princípio Biocêntrico como alternativa ao antropocentrismo, a Educação Biocêntrica à ciência cartesiana e ao positivismo e a vivência de Biodança como possibilitadora da abertura a alteridade – buscando uma ética ambiental.
Educação Ambiental no Licenciamento
Profª. Elaine Cristina
Educação dialógica em Paulo Freire
Profª. Dra. Ana Lúcia de Freitas
Por que tematizar a educação dialógica em Paulo Freire num encontro de Educação Ambiental? PDF
Educomunicação
Prof. M.Sc. Matheus Pereira Mattos Felizola
EMENTA: Conceito de educomunicação; principais meios de comunicação ambiental; práticas de educomunicação possíveis em escolas públicas ou particulares; Habilidades e competências para um educomunicador.
Elaboração de projetos em EA para escolas
Profª. Nádia Batista de Jesus
EMENTA: Projetos de ensino como ferramenta didática na construção do conhecimento. Relação trabalho pedagógico e fenômenos sociais importantes para a prática em educação ambiental.
Elaboração de projetos em EA para escolas
Profª. Dra. Myrna F. Landim
EMENTA: Por que elaborar projetos em Educação Ambiental? Tipos de projetos. Fontes de financiamento. Estrutura básica de um projeto: itens opcionais e obrigatórios. Redação de projetos: requerimentos essenciais.
Jogos, dinâmicas e vivências para a Educação Ambiental na escola.
Profª. Esp. Viviane Almeida Rezende
EMENTA:Educação Ambiental: importantes conceitos; Educação Ambiental: aspectos pedagógicos; A aprendizagem através de jogos, dinâmicas e vivências; Orientações metodológicas para o planejamento de atividades práticas em Educação Ambiental; Aplicações de atividades, jogos, dinâmicas e vivências em Educação Ambiental.
Metodologias Participativas para a Educação Ambiental
Profª. Danielle Dutra
EMENTA: Educação Ambiental e Participação. Metodologias Participativas: conceito, justficativa e função. Etapas para aplicação de metodologias participativas. Diagnóstico Rápido Participativo – DRP. Instrumentos de DRP. Oficina do Futuro. Planejamento Estratégico Participativo.
Percepção Ambiental
Prof. Dr. Paulo Sérgio Maroti
EMENTA: A percepção ambiental e a educação ambiental; fisiologia e metodologias da percepção.
Saneamento Básico: história e abordagem em diferentes artefatos.
Prof. Marco Antonio Leandro Barzano